A Psicologia e a Síndrome de Down

A psicologia estuda fenômenos psíquicos e o comportamento humano pela observação, análise e avaliação de emoções, necessidades interiores e capacidade motora e intelectual.

Na síndrome de Down , o psicólogo pode atuar de diversas maneiras, como avaliar, fazer um acompanhamento psicológico, orientar a família em diversas situações, sendo que as intervenções poderão acontecer em diversos momentos.

Sabe-se que hoje a família é a principal influência para o desenvolvimento da personalidade da criança, sendo que relações “defeituosas” entre pais e filhos passam a ser uma fonte muito fértil de desajustamento. Em função disto, procura-se fazer um trabalho ligado a atendimento psicoterápicos com as crianças, adolescentes e famílias que freqüentam a associação.Os atendimentos são realizados em grupos e individualmente, visando o fortalecimento das relações familiares e o bem estar de cada aluno atendido.

Alguns Objetivos:

> Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos a fim de avaliar a necessidade de intervenção do mesmo.
> Orientar professores quanto ao desenvolvimento dos alunos.
> Incentivar a participação dos pais no processo de desenvolvimento de seus filhos.
> Orientar/aconselhar pais ou responsáveis quanto ao desenvolvimento de seus filhos.
> Encaminhar os alunos para atendimentos complementares, como: atendimentos clínicos, psicoterapia, psiquiatria e neurologia.

> Inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho.

> Promover capacitações sobre temas relacionados a inclusão, nas escolas do Ensino Regular.